História Cretovale

COMO SURGIU A CRETOVALE

No final dos anos 50, um grupo de empregados da Vale, trabalhando ao longo da Via Permanente – a linha da Estrada de Ferro Vitória-Minas – criou a “caixinha”, mais um “jeitinho brasileiro” para melhorar as condições de vida dos participantes. Cada um contribuía com uma quantia mensal e, apurado o montante, o valor era sorteado entre os “quotistas”, com os felizardos deixando de concorrer aos próximos sorteios.

A “caixinha” tinha duas conotações: para os sorteados no início, era um empréstimo amortizável suavemente e sem juros nem taxas; e para os sorteados no final, se constituía numa poupança aplicação que não fazia parte dos nossos costumes.

Pouco tempo depois, a ideia ganharia cunho social: quando se sabia que um dos integrantes do grupo, ainda não sorteado, enfrentava apertos financeiros, o caso era levado ao conhecimento de todos e o sorteio era suspenso naquele mês para possibilitar o atendimento ao companheiro em dificuldades.

O sucesso foi tanto que os criadores começaram a idealizar uma organização maior, lastreada numa estrutura jurídica que possibilitasse ampliar o número de participantes do que resultaria uma disponibilidade de recursos de maior expressão.

E eles colocaram mãos à obra, elaborando o projeto do estatuto aprovado em Assembléia. Assim em 22 de maio de 1961  nasceu a  Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vale.

De lá pra cá, muita coisa mudou. Mudaram os governos, as economias, as moedas… A Vale se privatizou… E hoje , a Cretovale se orgulha não só por ter sobrevivido a todas essas etapas, mas por ter sido parceira dos empregados e aposentados do Grupo Vale em todos os momentos, oferecendo não apenas apoio financeiro, como também inúmeras atividades educacionais e esportivas, proporcionando integração com os colegas e momentos felizes com suas famílias.

A Cretovale é a Cooperativa de Econonomia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores da Vale.
Seja bem-vindo(a) a nossa
Casa Digital!

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS:

   

ENDEREÇOS:

PAC Tubarão: entrada principal da Vale e atendimento aos empregados em Tubarão.

PAC Centro: Rua Duque de Caxias, 111 – Centro, Vitória, ES | Cep.: 29010-120.

– Ouvidoria
Fale com a Ouvidoria de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
0800 723 6699   | ouvidoria@cretovale.coop.br

– Fala cooperado!
Envie suas dúvidas e sugestões para:
cretovale@cretovale.coop.br